VOCÊ NA SUA MELHOR FORMA
UP FITNESS CONECTANDO PESSOAS
 
 
 

Mitos sobre o treinamento feminino!

Um pouco mais sobre os mitos que cercam o treinamento feminino!

Mitos no treinamento de musculação feminino

    Houve momentos de muita repressão com relação às práticas desportivas femininas, dentre elas a musculação. Repressão que ainda se reflete no pouco investimento, na profissionalização ou na formação de estereótipos da mulher masculinizada. Para além da estereotipia estão os conhecimentos e os resultados dessas práticas, ou seja, as mulheres satisfeitas com seu próprio corpo, com uma rotina mais saudável, com menos probabilidade de algumas doenças crônico-degenerativas e principalmente mais confiantes (LESSA, OSHITA E VALEZZI, 2007).

    Nieman (1999, p. 32) diz que “é comum observar um número crescente de mulheres que praticam musculação como forma de melhorar a estética, a saúde e a qualidade de vida, quebrando todos os tabus e mitos no que diz respeito a mulheres no treinamento com pesos”.

Dessa forma Bryant (PETERSON A. e PETERSON L. 2001) destacam alguns desses mitos:

·         Mito 1: A mulher não consegue ficar forte: as mulheres podem sim desenvolver o condicionamento muscular, elas possuem potencial para que isso ocorra, em especial na parte superior de seu corpo, uma parte que é menos desenvolvida no corpo feminino. Em geral uma mulher de porte médio, ganha força em uma proporção mais rápida que o homem de porte médio.

·         Mito 2: O treinamento de musculação faz a mulher perder a feminilidade: os benefícios funcionais assim como aqueles para saúde mental e física, promovidos pela musculação não se limitam só aos homens. O treinamento adequado ao aumentar a capacidade de trabalho físico, melhora a composição corporal e diminui o risco de lesões, realça o aspecto da mulher fazendo com que ela se sinta melhor, com os músculos firmes e compactos. Nada tem a ver com a expressão “perda de feminilidade”.

·         Mito 3: Musculação gera músculos volumosos: as mulheres não apresentam potencial genético para desenvolver músculos grandes, pois não possuem a quantidade de hormônios suficiente para que isso ocorra, enquanto esteroides ou meios artificiais conseguem provocar o crescimento muscular exagerado, a musculação isolada não tem essa capacidade.

·         Mito 4: O treinamento de força diminui a flexibilidade: o termo “músculo travado” aponta falta de flexibilidade, a musculação adequada não o torna menos flexível, ao contrário torna o músculo mais flexível. Se os músculos se mantiverem alongados, exercitando os mesmos ao longo de toda a amplitude (prática adequada da musculação), eles permanecerão flexíveis.

·         Mito 5: Mais é melhor: com qualquer forma de exercício alcança-se um platô, o risco de se machucar ocorre se não for usado o bom senso para decidir que quantidade é suficiente. A qualidade do treinamento de musculação é mais importante do que a quantidade de tempo que se gasta para realizá-la. Por exemplo, uma sessão de treino de 30 minutos é capaz de desenvolver o condicionamento muscular de modo eficiente e seguro.

·         Mito 6: Sem dor não há resultado: um programa de treino da musculação pode ser desconfortável, mas não deve ser dolorido, deve impor um esforço razoável sobre os sistemas musculares para aumentar a força, sem expor a mesma a um risco de lesão exagerado.

·         Mito 7: Os músculos viram gordura quando você para de treinar: os músculos não podem virar gordura. Eles não têm capacidade fisiológica de mudar de um tipo de tecido para outro, os músculos têm a prioridade de serem usados ou de serem perdidos, se você não usar o músculo, o mesmo atrofia.

·         Mito 8: Você deve usar suplementos proteicos para ter uma boa forma física: o condicionamento muscular não aumenta com o uso de suplementos, pois o corpo não é capaz de armazenar proteína adicional, o excesso de proteína é convertido em gordura e armazenado dessa forma, sendo assim, se a proteína for consumida além da dieta normal, qualquer ganho de peso será em gordura.

  Veja Mais
Prós e Contras do Treino de Alta e Baixa Intensidade

Prós e Contras do Treino de Alta e Baixa Intensidade

Descubra os benefícios e desafios do treino de alta e baixa intensidade na UP Fitness! Saiba como cada abordagem pode ajudar nos seus objetivos, seja

Saiba mais 
5 Dicas para Manter a Motivação nos Treinos no Final do Ano

5 Dicas para Manter a Motivação nos Treinos no Final do Ano

"Descubra 5 dicas práticas para manter a motivação nos treinos no final do ano! Aprenda a equilibrar festas, compromissos e sua rotina fitness com met

Saiba mais 
4 Dicas Essenciais para Evitar Lesões Durante Seus Treinos

4 Dicas Essenciais para Evitar Lesões Durante Seus Treinos

Evite lesões nos treinos! Descubra 4 dicas essenciais para treinar com segurança e manter seu corpo saudável. Aprenda a importância da postura correta

Saiba mais 
Outubro Rosa na UP

Outubro Rosa na UP

Participe do Outubro Rosa na Up Fitness e cuide da sua saúde! Incentivamos a prevenção ao câncer de mama com informações, apoio e ações. Previna-se e

Saiba mais 
Exibindo de 1 a 4 resultados (total: 13)