VOCÊ NA SUA MELHOR FORMA
UP FITNESS CONECTANDO PESSOAS
 
 
 

Benefícios do treino de musculação

Benefícios da musculação

    “A musculação quando sobre supervisão adequada, representa uma excelente opção para a manutenção da saúde e melhoria da qualidade de vida, pois qualquer indivíduo pode se beneficiar da mesma” (PRAZERES, 2007, p.14).

    Segundo Balsamo e Simão (2003) recomendações têm sido feitas com relação à prática da musculação ou treinamento de força em todas as populações seja ela sadia ou populações ditas especiais, pois programas incorporados por exercícios de resistência e treinamento de força têm mostrado redução em diversas doenças crônicas, como diabetes, doença cardíaca, osteoporose e obesidade, como também mostra muitos benefícios de proteção à saúde num geral.

    Para Ghorayeb e Barros (1999), a musculação é muito conhecida atualmente nas academias, quando bem elaborada e realizada de uma forma correta, traz inúmeros benefícios ao organismo da mulher, tais como: aumento da densidade óssea, aumento da massa magra e consequentemente perda da massa gorda, melhor funcionamento hemodinâmico do coração, aumento da ventilação pulmonar, redução de níveis de triglicerídeos e LDL colesterol, aumento do nível do colesterol bom (HDL), aumento da sensibilidade das células à ação da insulina. A maior quantidade de massa muscular significa maior gasto energético diário e maior quantidade de tecido captador de glicose, fortalecimento das articulações dentre muitos outros benefícios que poderão afastar o aparecimento de algumas doenças infecciosas não transmissíveis.

 Prazeres (2007) e Vieira (1996) ressaltam que dentre os muitos benefícios da musculação estão:

1.    Manutenção e Aumento do Metabolismo - decorrente do aumento de massa muscular, pois a mesma é responsável pela maior parte do metabolismo orgânico.

2.    Diminuição da perda de Massa Muscular - efeito este de grande utilidade principalmente aos idosos, pois no processo de envelhecimento há uma diminuição progressiva da Massa Muscular.

3.    Redução da Gordura Corporal - devido ao aumento do gasto energético e da consequente queima de calorias, ocorre uma diminuição das reservas de gordura corporal. Para Santarém (1995), a musculação é importante no processo de emagrecimento, porque aumenta o gasto calórico e impede a diminuição do metabolismo basal que costuma ocorrer durante as dietas hipocalóricas. Sampedro (1986), afirma que com um treinamento misto de musculação e corrida de 10 minutos, encontrou acentuada diminuição do percentual de gordura de indivíduos não treinados.

4.    Diminuição das Dores Lombares - com um programa adequado de alongamento e fortalecimento da musculatura lombar ocorre uma significante queda no desconforto lombar.

5.    Minimização da Ansiedade e da depressão - deprimidos podem encontrar melhora na prática de exercícios. Indivíduos com tendência à ansiedade e depressão são beneficiados pela liberação de substâncias calmantes e relaxantes durante os exercícios. As endorfinas, aumentadas no organismo de quem pratica musculação, por exemplo, ajudam muito na diminuição da hiperatividade.

6.    Melhora do sono - quem se exercita dorme com mais facilidade e aproveita melhor o sono, um programa de exercícios comprovadamente melhora a qualidade e duração do sono e ajuda o praticante a adormecer com mais facilidade. O efeito dos exercícios no sono é explicado pelo maior relaxamento muscular e a redução da tensão nervosa decorrentes da atividade física.

7.    No meio estético, conclui-se que a musculação gera dois importantes benefícios: o aumento da massa corporal metabolicamente ativa e a melhoria da autoimagem. Neste ambiente, o principal elemento que deve ser observado com a prática da musculação é a modelagem do corpo, respeitando a individualidade biológica de cada praticante. Com uma imagem corporal mais bem delineada, o praticante sente-se autoconfiante para o estabelecimento de relações interpessoais (PRAZERES, 2007; VIEIRA 1996).

    Segundo Gardner (1996, a satisfação do corpo é um dos aspectos mais importantes relacionado à imagem corporal, e é por meio dela, da imagem corporal, que o indivíduo mostra essa satisfação ou insatisfação.